Bootstrap Image Preview

Dicas para fazer bonito quando for a um restaurante japonês:

É claro que no Brasil, as regras abaixo se tornaram mais flexíveis, uma vez que foram adaptadas aos modos da nossa sociedade. Um exemplo: os japoneses têm o costume de fazer barulho enquanto tomam sopas como misoshiro, lamen e somen. Para nós, esse costume é considerado falta de educação. No caso do lamen e do udon, o barulho acontece por causa do comprimento dos fios do macarrão. Para não cortá-los a pessoa acaba fazendo aquele barulho. O caldo do udon pode ser tomado com uma colher própria, que já vem junto com o prato. No final, a pessoa pode levar o tchawan à boca para aproveitar todo o caldo. Se você foi convidado para ir a um restaurante japonês, é aconselhável saber manipular o hashi. Caso tenha dificuldade, não é falta de educação pedir talheres, pois a nossa cultura é ocidental. Mas é preciso tentar com o garfo e a faca ter a mesma conduta aconselhada para o hashi. Uma alternativa aos talheres, é aquele hashi preso pelas pontas superiores, que funciona como uma pinça. A maioria dos restaurantes japoneses tem esses hashi. Por exemplo, o harumaki pode ser cortado com garfo e faca ou comido com a mão. No caso de uma refeição completa simples (teishoku), com misoshiru, arroz, acompanhamentos (himono) e picles (tsukemono), não há uma ordem exata para degustar os alimentos. Enquanto se espera pelo prato é bom pedir uma entrada leve. Também não há nada de errado em pedir uma entrada quente antes de comer sashimi. Antes e durante a refeição é bom pedir chá verde para "preparar" o paladar para o próximo prato.

A TOALHINHA (OSHIBORI)

Aquela toalha que o garçom traz logo que os clientes chegam é para limpar as mãos. Depois é só coloca-la sobre a mesa novamente, sem dobrá-la. No Japão é hábito limpar a testa, o rosto inteiro, o pescoço. Mãos limpas, sushi, harumaki (rolinho) e outros pratos podem ser degustados sem o uso do hashi (palitinho).


BEBENDO SAQUÊ

O masu (massú) é aquele recipiente quadrado usado para o saquê frio e o tyoko é o recipiente para o saquê quente. Eles devem ser segurados com as duas mãos. Se o masu vier acompanhado por um pires, a pessoa deve pegar apenas o masu e levá-lo à boca. Nunca se inclinar à mesa..

PEGADA COM O HASHI - BRIGA DE PALITINHOS

A maneira correta de pegar o hashi é sempre do meio para cima. Nunca se deve espetar o hashi na vertical, pois isso se refere à morte e rituais religiosos. Chupar a ponta do hashi, apontar para as pessoas ou gesticular com o hashi na mão, não é educado. O hashi deve ser apoiado paralelo ao corpo em suporte próprio, pois é mais fácil de pegá-lo depois. O ideal é que fique o mais escondido possível e no caso de não haver apoiador, utilize o prato à sua frente.




Desenvolvido por Mkbits.com.br